sábado, 15 de novembro de 2014

Terceiro Turno

Ministério Público e Policia Federal comemoram o sucesso da operação Lava Jato.
O País foi dormir mais republicano é o que dizem.
Editoriais, manchetes e epigrafes de processos sentenciam a chegada do Juízo Final.
Políticos de todos os partidos perdem o sono e desligam os celulares.
A oposição comemora a confusão um tanto ressabiada, pois ninguém sabe o que vai sair do inquérito.
O povo ? O povo não vê nenhuma novidade, sabe, já faz tempo, que as engrenagens dos poderes da república só são azeitadas com muito dinheiro.

Mas o povo, que sempre soube, cismou agora, ora vejam,  de assuntar.

A maioria silenciosa descobriu o facebook e se empodera, sem precisar de verbas do Ministério da Cultura. A estratégia do PT de acirrar a luta de classes funcionou, mas vem com um efeito colateral, esta politizando o "outro lado".  Quando a conversa no ônibus era sobre corrupção podíamos imaginar que era só uma forma de fazer passar o tempo mas quando o assunto das conversas passa a ser a descoberta da existência do Foro de São Paulo ...

Vai surgindo cada vez com mais evidência uma fratura na sociedade e as estratégias de cada lado vão se definindo.

Enquanto o bom menino Aécio e o PSDB rejeitam envergonhados o apoio da extrema direita, que tem muitas de suas teses defendidas até por eleitores de Dilma, o PT não abre mão da militância dos radicais de esquerda. Quem achou que viu o diabo nas eleições, não viu foi nada, agora é que a onça vai beber água.

A briga vai ser feia, mas Dilma e o PT vão ter que errar muito para serem derrotados neste terceiro turno. Eles são profissionais jogando contra amadores, entusiasmados, mas amadores.

Conversando com minha bola de cristal descubro que o governo, que hoje parece que acabou antes de começar, e que é contestado em sua própria base, provavelmente vai repassar a conta do novo malfeito ao Congresso e seus quinhentos picaretas, inclusive - sorry, just business - aliados.

Vem aí, comandada pela presidenta faxineira, a campanha pela "reforma política", o santo remédio que, vai impedir os empresários gananciosos de corromperem os funcionários públicos, concursados, nomeados e principalmente os eleitos.

Aécio, acha que ganhou a eleição, Dilma sabe que quem ganhou foi ela, deve estar lendo as machetes e debochando sabe de nada inocente.

Qual será a margem de erro das bolas de cristal ?




Nenhum comentário:

Postar um comentário